A volta dos que não foram

Por Pedro Sobreiro

Conforme publicado na última edição do Correio da Manhã, o Vasco da Gama passou por um momento turbulento no último mês. Se dentro de campo o time foi bem, o extracampo foi bastante conturbado.

Com quase quatro meses de salários atrasados, a polêmica em torno da aceitação ou não de novos sócios votantes e o vazamento de uma viagem de férias ao Chile em meio ao caos político, o presidente Cruzmaltino, Alexandre Campello, teve um fim de mês agitado.

Entretanto, a chegada de novembro parece trazer um pouco de tranquilidade para a disputa dessa reta final de Campeonato Brasileiro na Colina Histórica.

Alegando suspeitar de um mensalão eleitoral para as votação de 2020, Campello havia recusado ou deixado em análise os pedidos de milhares de possíveis novos sócios votantes. Como ele é candidato à reeleição - e o clube necessita de dinheiro -, a questão ficou muito mal vista pela torcida, membros da oposição e até mesmo aliados do Presidente. E o que poderia ter sido resolvido de forma transparente, acabou virando um problemão que afetou e mobilizou torcedores de todo o país.

Com a polêmica, o dirigente convocou uma reunião com o Conselho Deliberativo para dialogarem sobre o que deveria ser feito em relação a esses pedidos.

A princípio, a ideia de Campello era passar para os conselheiros a decisão sobre a adesão dos sócios, o que não aconteceu. Decidiu-se então pela formação de uma comissão de análise dos pedidos.

relação a esses pedidos. Porém, ao final do dia 28/10, Alexandre Campello voltou atrás em sua decisão inicial e optou por aceitar os novos sócios. Todos aqueles que pagaram as mensalidades serão aceitos no quadro, os que estiverem inadimplentes só precisam quitar o valor devido para se tornarem ativos, e até mesmo os pedidos que haviam sido recusados, mas seguiram pagando as mensalidades acabarão sendo aceitos.

É uma medida encontrada meio a contragosto pelo Presidente para tentar amenizar o clima político nos bastidores e melhorar sua imagem nos arredores de São Januário. Uma forma de tentar finalizar o ano de forma mais tranquila.

Nessa reta final de outubro, também foram pagos três meses de direitos de imagem aos atletas e dois meses de salários para funcionários e atletas do clube.

Com a promessa de quitação de mais um mês salarial neste início de novembro, a diretoria vascaína aproveita a boa fase no campeonato para negociar a renovação de contrato do técnico Vanderlei Luxemburgo, que assinou com o clube até dezembro de 2019, e já conversa com os responsáveis sobre o planejamento para 2020, dando bastante tempo para o diretor de futebol, André Mazzuco, poder pensar nas contratações para o próximo ano e garimpar jogadores na montagem de um elenco forte e competitivo.

Praticamente garantido na Série A do ano que vem, Campello espera dias de calmaria na Colina e sonha com uma vaga na Libertadores da América 2020.