Arrecadação federal tem queda de 29% em abril por conta da pandemia

Por causa da crise provocada pelo covid-19, a arrecadação federal de tributos despencou 29% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado, já descontada a inflação.

O resultado de R$ 101 bilhões no período é o pior registrado pela série histórica da Receita Federal, iniciada em 2007.

Entre janeiro e abril, o governo federal acumulou uma perda real de 7,45% nas receitas de tributos, se comparada com período equivalente de 2019.

Os números, apresentados nesta quinta-feira (21), refletem uma deterioração da atividade econômica por conta da pandemia. Também é observado impacto de medidas que adiaram a cobrança de tributos pelo governo para aliviar o caixa das empresas no período.

Diante do agravamento da crise, o Ministério da Economia anunciou a suspensão de cobranças de tributos como Pis/Cofins e contribuição previdenciária, além de pagamentos do Simples Nacional. Parte das medidas começou a surtir efeito nas parcelas de abril.

Esses adiamentos não significam que os tributos não serão cobrados. Após a suspensão, os valores precisarão ser quitados pelas empresas. O governo organizou os cronogramas para que os pagamentos sejam concluídos até dezembro, sem que o impacto seja empurrado para o ano que vem.

Por Bernardo Caram/ Folhapress